segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O que é Deformidade de Madelung

DEFORMIDADE DE MADELUNG

A deformidade de Madelung consite em uma subluxação ou luxação congênita de extremidade distal do cúbito. Uma deformidade semelhante é causada,com freqüência,por enfermidade ou traumatismo,como por exemplo uma fratura de extremidade distal do rádio com deslocamento proximal do fragmento distal. A deformidade varia de grau,desde uma proeminência discreta de extremidade distal do cúbito do punho, até a luxação completa da articulação radiocubital distal,com acentuado desvio da mão. Os tipos mais graves da deformidade podem estar associados com ausência congênita do rádio.Quando a incapacitação justifica uma cirurgia a conduta é excisar a extremidade distal do cúbito. Num caso grave,com acentuado desvio radial da mão,pode ser necessário também artrodesar o rádio, (ou o cúbito quando o rádio está ausente) no carpo,a fim de se conseguir uma correção satisfatória.

4 comentários:

  1. artrodesar: dessecar, serrar, parte da cabeça do rádio e ulna(cubito)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também sou portadora de DM bilateral e gostaria de saber se somos considerados deficientes físicos para fins de concurso público. Alguém já tentou?

    ResponderExcluir
  4. Também sou portadora de DM bilateral e gostaria de saber se somos considerados deficientes físicos para fins de concurso público. Alguém já tentou?

    ResponderExcluir